Artigos
O AMOR NÃO TEM COR?! 150 150 Edilene Machado Pereira e Vera Rodrigues

O AMOR NÃO TEM COR?!

GÊNERO E RAÇA/COR NA SELETIVIDADE AFETIVA DE HOMENS E MULHERES NEGRAS(OS) NA BAHIA E NO RIO GRANDE DO SUL. O artigo “O Amor não tem Cor?! Gênero e Raça/Cor na Seletividade Afetiva de Homens e Mulheres Negras (os) na Bahia e no Rio Grande do Sul”, de Edilene Machado Pereira e Vera Rodrigues emerge de…

read more
SOBRE A TEORIA JURÍDICA EM SLAVOV ŽIŽEK 150 150 Marcelo Grillo

SOBRE A TEORIA JURÍDICA EM SLAVOV ŽIŽEK

O Instituto Luiza Gama (ILG) publica a seguir uma entrevista com o professor Marcelo Gomes Franco Grillo, na qual ele explica a teoria jurídica de um dos filósofos contemporâneos mais destacados – e talvez o mais famoso da atualidade: o esloveno Slavoj Žižek, docente e pesquisador na Eslovênia e professor convidado das mais importantes universidades…

read more
IGUALDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS 150 150 Camilo Onoda Caldas

IGUALDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS

Camilo Onoda Caldas O Congresso Nacional não aprovou os artigos do Estatuto da Igualdade Racial que versavam sobre ações afirmativas para acesso às universidades federais. O chamado “sistema de cotas” incluía reserva de vagas para negros e índios. Essa é uma questão de alta complexidade, que precisa ser debatida com seriedade. De maneira sucinta, queremos…

read more
A CAMPANHA CONTRA O RACISMO DA UNICEF 150 150 Camilo Onoda Caldas

A CAMPANHA CONTRA O RACISMO DA UNICEF

Camilo Onoda Caldas A UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – está presente no Brasil desde 1950, e no ano de 2010 lança uma campanha de combate ao racismo. Uma iniciativa importante, sobretudo no Brasil onde setores conservadores atacam ou silenciam sobre iniciativas dessa natureza, ou ainda, insistem em dizer que “não…

read more
O ACESSO À UNIVERSIDADE E A EMANCIPAÇÃO DOS AFROBRASILEIROS 150 150 Silvio Luiz de Almeida

O ACESSO À UNIVERSIDADE E A EMANCIPAÇÃO DOS AFROBRASILEIROS

Silvio Luiz de Almeida Silvio Luiz de Almeida é bacharel em Direito e mestre em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie), doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco – Universidade de São Paulo (USP). É também Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo…

read more
O TRATAMENTO DA QUESTÃO DO NEGRO APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 150 150 Renato Aparecido Gomes

O TRATAMENTO DA QUESTÃO DO NEGRO APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Renato Aparecido Gomes A promulgação da Constituição Federal de 1988 atendeu várias reivindicações de diversos movimentos sociais, inclusive do movimento negro. Com isso abriam-se as possibilidades para uma legislação ordinária mais profícua em favor do afro-descendente. A Carta Magna de 1988 estabeleceu como fundamento da República Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana e…

read more
Justiça reparatória e desenvolvimento sustentável: um caminho a seguir? 150 150 Michael McEachrane

Justiça reparatória e desenvolvimento sustentável: um caminho a seguir?

O Instituto Luiz Gama publica, a seguir, o discurso de Michael McEachrane no primeiro encontro internacional do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU, na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, em dezembro de 2022, do qual o ILG participou. Em sua fala, McEachrane afirmou que há duas questões indispensáveis para o estabelecimento da…

read more