Atividades do Instituto

Atividades do Instituto

  • O Instituto Luiz Gama foi convidada a participar do Fórum Permanente de Afrodescentes da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem enviado delegações para participar presencialmente dos encontros que acontecem na sede da ONU em Genebra e Nova York. Sua participação tem sido muito importante para construir a agenda internacional de direitos humanos e diversidade.

    O Fórum Permanente de Afordescentes “foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como parte das ações da Década Internacional de Afrodescendentes, e é composto por dez especialistas de diversos países.

    Um dos principais temas de debate do Fórum tem sido a possível elaboração de uma Declaração da ONU sobre promoção, proteção e respeito aos direitos humanos de pessoas afrodescendentes. O Fórum também contribui com a inclusão política, econômica e social das pessoas afrodescendentes; avalia boas práticas, desafios, oportunidades e iniciativas relacionadas à Declaração e Programa de Ação de Durban, que trata do enfrentamento a todas as formas de discriminação racial; e dá continuidade e analisa a implementação da Década Internacional de Afrodescendentes”.

    Site: https://www.ohchr.org/en/permanent-forum-people-african-descent