Sábado, 25 de Novembro de 2017
Banner_ILG

Últimas noticias em questão racial e quilombola

Instituto Luiz Gama participa de homenagem à Luiz Gama

Abolicionista que libertou mais de 500 escravos será reconhecido pela OAB Negro liberto que se tornou libertador de negros, Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882) ficou conhecido como um rábula que conseguiu alforriar, pela via judicial, mais de 500 escravos. O rábula exercia a advocacia sem ser advogado. Numa reescrita tardia da história, sua designação vai mudar. Na noite da próxima terça-feira (3), em cerimônia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Luiz Gama deve...



Protestos por morte de negros devem reunir centenas na Praça da República na próxima quinta (18)

Ampliar / reduzir -

Centenas de manifestantes são esperados na Praça da República - Centro da capital paulista, nesta quinta(18) para protestar contra as mortes de negros desarmados pela polícia (em São Paulo, no Brasil, nos EUA e no mundo).

ferguson

Em um ato intitulado ‘Ferguson é aqui’, eles também pedem o fim da PM, a punição imediata de policiais assassinos, apoio às famílias das vítimas, aprovação do PL 4471, a desmilitarização

Segundo informação da organização, disponível no evento criado no facebook “Não será possível terminar o ano de 2014 sem reagir ao genocídio imposto pelo Estado e seus governos, através da violência policial dirigida aos trabalhadores e principalmente à população negra”.

A organização do ato ainda informa que “o número de homicídios no pais é superior ao de guerras; O número de assassinatos promovidos por oficiais do Estado são incompatíveis com qualquer experiência democrática; Corpos aos montes, prisões e torturas; Denúncias permanentes por partes de movimentos sociais, órgãos de pesquisa oficiais e até por parte de organismos internacionais. Mas nada, absolutamente nada tem sido capaz de deter o caráter genocida do Estado e de seus órgãos de repressão”.

A convocatória para o ato é feita por diversas entidades como a Uneafro-Brasil, Circulo Palmarino, Instituto Luiz Gama, Levante da Juventude, MTST, Mães de Maio, Quilombação, Núcleo Consciência Negra USP, Conen-SP, Articulação Popular e Sindical de Mulheres Negras, Campanha Porque O Sr. Atirou em mim?, Quilombo Raça e Classe, Zumaluma, e outra dezenas de ONG´s e Associações.

Sobre os acontecimentos nos EUA, a organização se manifesta de forma solidaria e pede luto pelas mães e familiares que perdem seus filhos no que eles consideram um verdadeiro genocídio praticado pelo Estado.

“Nossa solidariedade ao povo negro norte-americano, que dá lição de humanidade ao se mobilizar em massa pelo direito à vida! Nossa solidariedade às famílias das dezenas de estudantes desaparecidos pelas forças oficiais, no México. Nossa solidariedade ao povo de diversos países africanos que sofrem violentamente com os resultados sociais do colonialismo, seja através das armas, seja através do sistema de saúde praticamente inexistente e que tem vitimado milhares à morte em mais um surto do Ebola. Mas, sobretudo, nos solidarizamos às famílias das vítimas do Estado brasileiro. Nos colocamos em luto e na luta ao lado das mães que choram as mortes de seus filhos. Porque todas as lágrimas devem motivo de justiça. Todas!” A concentração será às 16h(horário de Brasília).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Leituras Recomendadas

Prev Next

Um Defeito de Cor - Ana Maria Gonçalves

Um Defeito de Cor - Ana Maria Gonçalves

Fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da...

Sangue de Mim - Polyana de Almeida Ramos

Sangue de Mim - Polyana de Almeida Ramos

Romance brasileiro que aborda o universo feminino e afrodesc...

Você me deixe, viu? eu vou bater meu tam…

Você me deixe, viu? eu vou bater meu tambor!

É uma publicação zelosa em que se pode a cada página percebe...

Cada tridente em seu lugar & outras crôn…

Cada tridente em seu lugar & outras crônicas

Estréia literária de Cidinha da Silva, arguta investigadora ...

Os nove pentes d'África

Os nove pentes d'África

Em "Os nove pentes d'África", estréia de Cidinha da Silva na...

Kuami – Cidinha da Silva

Kuami – Cidinha da Silva

Cidinha da Silva mergulha na prosa mais uma vez e traz uma h...

Procure no site

Enquete

O que você achou das funções de nosso novo portal?

Vitrola Luiz Gama

Click