Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
Banner_ILG

Últimas noticias em questão racial e quilombola

Instituto Luiz Gama participa de homenagem à Luiz Gama

Abolicionista que libertou mais de 500 escravos será reconhecido pela OAB Negro liberto que se tornou libertador de negros, Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882) ficou conhecido como um rábula que conseguiu alforriar, pela via judicial, mais de 500 escravos. O rábula exercia a advocacia sem ser advogado. Numa reescrita tardia da história, sua designação vai mudar. Na noite da próxima terça-feira (3), em cerimônia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Luiz Gama deve...



Jornalista Joyce Ribeiro, do SBT, é vítima de racismo na internet

Ampliar / reduzir -

Ofensas publicadas na página do Facebook do Jornalismo do SBT levaram a jornalista Joyce Ribeiro, 36, a registrar na delegacia o crime de injúria racial que sofreu pela rede. A denúncia é direcionada a um usuário que usa o nome "Simone Hidalgo" e que publicou o seguinte texto no último dia 21:

racismoJoice
 
"Esta negra chata, vesga, gaguejando, na bancada do jornal é deprimente, fora Joice Sebastiana crioula, volta para o tronco".
 
A mensagem não está mais visível na rede, mas foi registrada em reportagem da emissora e entregue para a polícia. Ao canal, o delegado Mauricio Blazeck afirmou que, dada a constância com que esses casos tem se repetido, "é muito oportuno que as vítimas realmente compareçam para que elas sejam apuradas". A investigação tentará determinar agora se Simone é uma pessoa real ou um perfil falso gerenciado por alguém.
 
"Fui ofendida com mensagens racistas pela internet. É triste demais pensar que nos dias de hoje, ainda nos deparamos com pessoas tão preconceituosas e limitadas", afirmou a apresentadora em seu perfil no Facebook. "Já passei por isso muitas vezes e o caminho correto para se combater este crime é a denúncia. Meu objetivo é fazer com que todos sintam-se cada vez mais encorajados e procurem seus diretos, denunciando os ataques em uma delegacia, como fiz", prosseguiu.
 
Uma das raras faces negras no telejornalismo brasileiro, Joyce já passou pela Boa Vontade TV e pela Rede Record antes de chegar ao SBT, onde atua como repórter especial.
 
SBT e o racismo
 
Há pouco menos de um mês, a emissora protagonizou dois episódios de racismo em episódios que envolvem até mesmo o dono do canal. Durante o Teleton, Silvio Santos fez piada com teor racista com uma jovem atriz negra de 11 anos. A própria menina usou seus perfis nas redes sociais para postar mensagens em tom de resposta.
 
Depois disso, a apresentadora Neila Medeiros fez um comentário preconceituoso durante o Notícias da Manhã do dia 24 de novembro, depois do feriado de Consciência Negra. Ao falar do trânsito na capital paulista, afirmou: "Hoje é dia de branco, dia de trabalhar".

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Leituras Recomendadas

Prev Next

Um Defeito de Cor - Ana Maria Gonçalves

Um Defeito de Cor - Ana Maria Gonçalves

Fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da...

Sangue de Mim - Polyana de Almeida Ramos

Sangue de Mim - Polyana de Almeida Ramos

Romance brasileiro que aborda o universo feminino e afrodesc...

Você me deixe, viu? eu vou bater meu tam…

Você me deixe, viu? eu vou bater meu tambor!

É uma publicação zelosa em que se pode a cada página percebe...

Cada tridente em seu lugar & outras crôn…

Cada tridente em seu lugar & outras crônicas

Estréia literária de Cidinha da Silva, arguta investigadora ...

Os nove pentes d'África

Os nove pentes d'África

Em "Os nove pentes d'África", estréia de Cidinha da Silva na...

Kuami – Cidinha da Silva

Kuami – Cidinha da Silva

Cidinha da Silva mergulha na prosa mais uma vez e traz uma h...

Procure no site

Enquete

O que você achou das funções de nosso novo portal?

Vitrola Luiz Gama

Click