Domingo, 28 de Maio de 2017
Banner_ILG

Últimas noticias em questão racial e quilombola

Instituto Luiz Gama participa de homenagem à Luiz Gama

Abolicionista que libertou mais de 500 escravos será reconhecido pela OAB Negro liberto que se tornou libertador de negros, Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882) ficou conhecido como um rábula que conseguiu alforriar, pela via judicial, mais de 500 escravos. O rábula exercia a advocacia sem ser advogado. Numa reescrita tardia da história, sua designação vai mudar. Na noite da próxima terça-feira (3), em cerimônia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Luiz Gama deve...



Campanha mobiliza população contra racismo na rede pública de saúde

Ampliar / reduzir -

Com o slogan Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Ministério da Saúde lançaram, nesta terça-feira (25), uma campanha nacional para mobilizar os usuários e profissionais da rede pública de saúde contra a discriminação racial. Na solenidade de lançamento, a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, destacou que a campanha demonstra o empenho do Estado brasileiro em combater esta prática no país.

campanha_sus

 “O governo está cada vez mais imbuído da necessidade de ampliar as políticas públicas e a igualdade de oportunidades a todos os brasileiros e brasileiras, independentemente da raça, do local de nascimento e da condição econômica. Isto é uma questão central de fortalecimento da democracia”, afirmou. “Todos têm e precisam ter oportunidades e direitos iguais mesmo sendo absolutamente diferentes.”

A ministra lembrou a criação, no dia último dia 20, do Grupo de Trabalho Interministerial que deverá monitorar e mapear os crimes contra os direitos humanos em redes sociais, inclusive os casos de racismo. “Fizemos o lançamento do Grupo de Trabalho no Dia Nacional da Consciência Negra porque o racismo é um dos principais crimes de ódio colocados nas redes sociais. Vamos trabalhar muito atentamente para localizar a origem e quem dissemina essa prática dentro da lógica de que o crime virtual mata”, explicou.

Mobilização: A campanha foi motivada por relatos de discriminação e números que revelam a expressão do racismo no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados do Ministério da Saúde, uma mulher negra recebe menos tempo de atendimento médico do que uma mulher branca. Enquanto 46,2% das pacientes brancas tiveram acompanhamento no parto, apenas 27% das negras utilizaram esse direito. Além disso, as taxas de mortalidade materna e infantil na população negra são muito acima das registradas entres as mulheres e crianças brancas.

Na avaliação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, os números evidenciam o “racismo institucional” no âmbito do SUS. “Esses dados mostram que a discriminação e o preconceito produzem mais doença, morte e sofrimento. É uma dimensão de que ainda não temos um país igual”, concluiu.

Por meio do Disque Saúde 136 as pessoas poderão denunciar qualquer situação de racismo que tenha presenciado ou obter informações sobre doenças mais comuns entre a população negra e que exigem um maior acompanhamento.

Os profissionais do Disque Saúde passaram por treinamento para identificar as denúncias caracterizadas como racismo, que serão direcionadas aos órgãos competentes.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Leituras Recomendadas

Prev Next

Um Defeito de Cor - Ana Maria Gonçalves

Um Defeito de Cor - Ana Maria Gonçalves

Fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da...

Sangue de Mim - Polyana de Almeida Ramos

Sangue de Mim - Polyana de Almeida Ramos

Romance brasileiro que aborda o universo feminino e afrodesc...

Você me deixe, viu? eu vou bater meu tam…

Você me deixe, viu? eu vou bater meu tambor!

É uma publicação zelosa em que se pode a cada página percebe...

Cada tridente em seu lugar & outras crôn…

Cada tridente em seu lugar & outras crônicas

Estréia literária de Cidinha da Silva, arguta investigadora ...

Os nove pentes d'África

Os nove pentes d'África

Em "Os nove pentes d'África", estréia de Cidinha da Silva na...

Kuami – Cidinha da Silva

Kuami – Cidinha da Silva

Cidinha da Silva mergulha na prosa mais uma vez e traz uma h...

Procure no site

Enquete

O que você achou das funções de nosso novo portal?

Vitrola Luiz Gama

Click